Saiba tudo sobre a Onicofagia, o que é e como tratar. A Onicofagia é comum entre crianças e adolescentes e está geralmente associado à ansiedade. 

Onicofagia – O que é?

onicofagia (termo técnico usado para ato de roer as unhas) é um hábito comum principalmente entre crianças e adolescentes e está geralmente associado à ansiedade. Não só as crianças roem as unhas, alguns adultos continuam com esse hábito por muitos anos e isso pode ser um problema.

A definição de onicofagia é: ato de roer as unhas dos dedos tanto do pé quanto das mãos durante algum período onde a pessoa encontra-se em estado de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Estudos realizados mostram que esse hábito também pode estar ligado a desordens mentais ou emocionais. Por isso, é bastante difícil definir se a criança/adolescente/adulto que tem o costume de roer as unhas está passando apenas por uma fase ou está dando sinais de algo mais sério. Porém, é necessário descobrir o que pode está ocasionando tal hábito, o melhor a ser fazer é procurar profissionais especializados no comportamento humano, como psiquiatras e psicólogos.

Outro fato que também deve ser levado em conta é que as crianças começam a roer as unhas quando as mesmas atingem quatro anos de idade, período comum em que em o ato de roer as unhas não deve ser levado como uma possível doença ou transtorno. Mas, se essa criança passar por esse período e ainda continuar a roer as unhas você deve tomar alguns providencias para que a onicofagia não se torne um hábito ao longo dos anos.

Onicofagia

Onicofagia – Como tratar?

A melhor maneira de fazer a criança parar de roer as unhas é educando, basta sempre que ela levar a mão na boca, você reclamar com o mesmo para não fazer aquilo. Faça isso até a criança mentalizar o recado. Muitas pessoas aconselham o uso de um tipo de esmalte com gosto amargo, para que quando a criança levar a mão não gostar do que está fazendo. Porém, está não é maneira correta de tratar a onicofagia ou fazer com que a pessoa para de roer as unhas, pois ao invés de resolver um problema poderá estar causando outro, como a  intoxicação ou alergia.

DEIXE UMA RESPOSTA

*