Como fazer uma horta caseira – Dicas

Os alimentos orgânicos são mais saudáveis, principalmente as verduras e os vegetais por não possuírem agrotóxicos e substâncias usadas em produtos industrializados. Estes alimentos possuem diversos benefícios, como serem mais saborosos, mais saudáveis e sua produção respeita o meio ambiente.  As únicas desvantagens dos alimentos orgânicos são os custos de produção, por ser menor e de consumo que é mais caro que os convencionais. Mas existe uma alternativa para quem quer consumir alimentos orgânicos sem gastar muito, são as chamados hortas caseiras.

Uma horta caseira é como outra qualquer feita em fazendas e sítios, à única diferença é que tem que ser adaptada ao ambiente urbano de uma casa ou apartamento. Fazer isso não é uma tarefa fácil, exige muito cuidado e atenção, pois qualquer deslize pode colocar tudo a perder. Para fazer uma horta caseira, você vai ter que colocar a mão na massa literalmente, a não ser que você contrate um serviço especializado. Caso contrário vai perder algumas horas do seu dia ou final de semana apenas para se dedicar a isso. Abaixo, você poderá conferir algumas dicas de como fazer uma horta caseira.

A primeira coisa que você deve saber antes de começar a fazer sua horta caseira é que você precisa de espaço para isso, seja de vasos, canteiros ou jardineiras. Mas caso possuir um espaço maior de terreno em sua casa o trabalho será bem maior, porque terá que preparar a terra primeiro. Uma opção bastante recomendada são os tubos de PVC, que são usados para armazenar plantas em jardins. Com os tubos você precisa recortar sua parte superior para fixá-lo na parede ou no chão. É preciso também fazer alguns furos no fundo e nos lados para que quando for molhar a água possa sair e não inundar a terra. Outros cuidados que também deve ser tomados são com a profundidade, que deve ser maior de 20 cm e com o local que deve receber o sol por pelo menos uma hora por dia. Nos apartamentos, os melhores locais para fazer uma horta caseira são as aeras de serviços ou sacadas. Agora veja 4 passos para fazer uma horta caseira:

  1. Primeiro encha 1/3 do vaso de pedras ou argila para facilitar a filtragem e drenagem da agia, lembrando-se que os vasos devem ter furos.
  2. Depois das pedras, você vai dividir o vaso em mais três partes, a primeira deve ser preenchida com adubo (esterco ou resto de alimentos e vegetais), a segunda com terra comum (maior que 10 cm) e a terceira de húmus (folhas, plantas mortas ou minhocas).
  3. Você deve escolher o que quer plantar, lembrando se que são apenas vegetais ou verduras que não sejam muitos grandes. O ideal de se plantar em uma horta caseira, são as hortaliças que fazem temperos como cebolinha, salsa e rúcula. A plantação pode ser feitas a partir de sementes ou mudas, mas o ideal para horas caseiras são as mudas que não necessitam de muitos nutrientes (que é só possível obter em ambientes natureba) para vingarem.
  4. Finque estacas para ajudar no crescimento vertical das hortaliças e regue pelo menos uma vez ao dia até que as mudanças comecem a nascer.

As dicas podem variar e modo de fazer a plantação também, porque em cada casa ou apartamento os recursos podem ser limitados. Tente ao máximo encontrar um lugar livre, que toma vento e sol e caba um vaso ou jardineira de pelo menos 20 cm. Caso não consiga, fazer sua horta caseira peça a ajuda de um jardineiro ou alguém com conhecimento em jardinagem.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *