A insônia é um mal que está prejudicando a saúde de muitas pessoas, já que existem inúmeras pesquisas científicas que comprovam que ter uma boa noite de sono é essencial para manter-se saudável e ter uma boa qualidade de vida, pois quanto melhor aproveitado o sono noturno maior será a produtividade do indivíduo no dia posterior. Além disso, o sono de qualidade trás diversos outros benefícios para a saúde, como, por exemplo,  diminuição do stress cotidiano, previne obesidade, hipertensão, diabetes e entre outros.

Você pode conferir todos os benefícios do sono no link:  Oito benefícios que o sono traz para a sua saúde

Tendo em vista a importância do sono para a saúde e produtividade de uma pessoa, a insônia tornou-se uma dos principais sintomas de pertubações físicas e emocionais da atualidade, principalmente, entre os jovens  e idosos. A insônia entre os jovens é bastante comum e está relacionada aos conflitos psicológicos, nervosismo da idade e do uso exacerbado das redes sociais, vídeo-games e smartphones. Já em idosos e adultos, a maioria dos casos de insônia estão diretamente ligados há algum tipo de doença, e ela pode ser apenas um sinal de algum problema ainda maior com seu organismo. Por isso, é sempre recomendável procurar uma médico para fazer uma análise mais detalhada.

No entanto, se você tem certeza que sua insônia é apenas consequências do nervosismo do dia a dia, stress, dificuldade de conciliar horários e outros motivos mais simples, selecionamos 5 dicas com acabar com a insônia. Confira:

5 dicas de como acabar com a  Insônia

Confira 5 dicas como acabar com a insônia
Confira 5 dicas como acabar com a insônia
1 -Tenha hábitos

É uma dica simples, mas que a maioria das pessoas não segue. Ter o hábito de deitar-se sempre no mesmo horário fará com que seu corpo acostume-se a relaxar e se sentir mais confortável todos os dias naquele momento do dia. Por isso, defina um horário para ir para a cama e faça o máximo que puder para ficar lá até seu corpo render-se ao sono.

2 – Leia um Livro/Revista

Para algumas pessoas ler é um ato de prazer e estímulo ao cérebro, porém para maioria dos indivíduos basta ler uma pouco antes de dormir para que o sono apareça como mais facilidade. Pegue um livro ou uma revista para ler, de preferência de algum assunto que não tenha tanto interesse e não faça com que você fique ainda mais estimulado a ficar acordado.

3 – Faça um chá

O chá é um ótimo remédio caseiro para combater a insônia e ajudar a dormir, devido seu afeito calmante e relaxante. Você encontra receitas de chás para dormir no link: Chás para dormir: 5 receitas infalíveis.

quadrinho sobre insônia

4 – Meditação

A meditação é uma ótima alternativa para quem deseja relaxar o corpo e principalmente a mente. Coma a meditação você fica mais relaxado e diminui o nível de tensão dos músculos corporais e, consequentemente, facilitando a chegada do seu sono. Se ainda não dominar a meditação, deite-se em alguma lugar calma e coloque algumas músicas para meditar, se concentre nos sons da música e deixe seu corpo relaxar espontaneamente.

5 – Tenha uma boa alimentação e faça exercícios

Caso você tenha o hábito de realizar uma alimentação pesada, consome altas doses de cafeína e açúcar, é provável que você terá alguma problema para dormir em algum momento da vida, se já não possui. Esse tipo de alimentação possui estimulantes cerebrais que te deixam mais “ligadões”, fazendo com que o sono tenha dificuldade para se estabelecer. Por isso, é essencial ter uma boa alimentação para ter uma boa noite de sono.

Além disso, faça exercícios físicos pelo menos uma vez por semana ou até mesmo antes de dormir pode ser uma boa alternativa para combater a insônia e melhorar a qualidade do seu sono. Caso você siga todas essas dicas e ainda sim continue a ter insônias frequentes, procure um médico especialista que ele te passará um tratamento mais adequado.

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